sexta-feira, 8 de outubro de 2010

jogo do aro

 
MATERIAL: 
aro metálico, palheta de madeira e bola de azinho por jogador
 
JOGADORES:
Número variável, mínimo de 2 jogadores

 
OBJECTIVO:
O objectivo deste jogo é introduzir uma bola de madeira de azinho pela parte da frente de um aro metálico, também chamado boca do aro, ou afastar o mais possível dessa mesma boca a bola do adversário.
 
JOGO:
Joga-se no mínimo com dois jogadores, podendo jogar-se individualmente ou a parceiros, que vão somando pontos consoante as jogadas conseguidas.

No terreno do jogo, de terra batida, fazem-se três marcações:
-Linha contínua ao aro;
-Linha de lançamento;
-Linha do cabo ou arraia, que poderá ser um acidente no próprio terreno (declive, muro, extrema) sendo esta o único limite do campo.
O aro é espetado no chão após o que é retirado; sendo de seguida colocada no buraco, entretanto aberto, uma pedrinha de forma a permitir que o aro de novo lá colocado possa girar.
Além do aro metálico, da bola de madeira de azinho, para cada jogador, utiliza-se também uma palheta de madeira, com a qual se iriam dar toques sucessivos nas bolas com vista à sua introdução na boca do aro.

Jogo de alguma complexidade, com variadíssimas regras, terminará quando um dos jogadores totalizar dez pontos.
 
Jogo ainda há poucos anos praticado na aldeia de S. Miguel de Machede (Évora).
Encontra-se documentado iconograficamente num quadro pintado a óleo existente na Sé de Évora, onde são representados dois jovens fidalgos a jogar.
Alguns termos usados, relacionados com este jogo:
-Linha do cabo ou de arraia: único limite do terreno de jogo;
-Toque em buque: introdução da própria bola na boca do aro, batendo previamente na do adversário (para que este toque seja válido é necessária a autorização do adversário);
-Toque de cula: bola introduzida pela parte de trás do aro;
-Emborcada: colocação da bola no primeiro lançamento à mão à boca do aro;
-Anhas: transportar a bola à mão junto ao aro e após marcação de uma palheta de distância deixa-se rolar a bola sobre ela;
-Colar: introduzir a bola pela boca do aro;
-Venena: colocação da bola de forma a tapar a boca do aro impedindo o colar do adversário.  
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quinta-feira, 7 de outubro de 2010

jogo do arco

MATERIAL: 
Uma roda de bicicleta, uma cinta metálica de um pipo de vinho, uma roda de ferro, um pneu velho.
Um pau, uma gancheta ou apenas a mão.
 
JOGADORES:
Número variável


 
OBJECTIVO:

Fazer o percurso
 
JOGO:
Uma roda de bicicleta, uma cinta metálica de um pipo de vinho, uma roda de ferro, um pneu velho, tudo serve para se fazer uma corrida de arcos.
Arcos conduzidos com paus, canas, ganchos de arame, ou até com as próprias mãos.
Embora se possam considerar os arcos, tal como as carretas ou os cavalos de pau mais um brinquedo que propriamente um jogo, a verdade é que estes também serviam para fazer grandes corridas pelas ruas e largos das localidades, ou mesmo, difíceis provas de habilidade onde não raramente se elegia o melhor praticante.
 
 
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